sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Voluntariamente nas mãos de Deus


"Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? "
1 Crônicas 29:5






O contexto histórico da passagem, se dá durante o fim do reinado de Davi, quando juntamente com o povo de Israel, começou a juntar ofertas para a construção do templo onde a arca da aliança ficaria. A arca representava a presença de Deus (Êxodo 25:8). Durante batalhas, a arca estava presente, significando que Deus estava com o povo na batalha.

Davi, conduzido pelo Espírito Santo, propôs então construir um templo para que ali a arca pudesse ficar. Deus, porém, disse que essa obra não poderia ser realizada por Davi, já que pelas mãos dele, muito sangue havia sido derramado (1 Cr 28:3). Porém Davi não ficou magoado, ou algo do tipo. Já que ele não iria edificar o templo, começou então a juntar ouro, prata, cobre, pedras preciosas para o templo. Davi, voluntariamente preparou esses utensílios. Além dos que havia mandado buscar, entregou os seus pessoais (1 Cr. 29:3). Depois ele segue com uma pergunta que eu coloquei com versículo base, que é primordial para  qualquer obra de Deus: oferta voluntária.

No antigo testamento, a arca (que também foi construída com ofertas voluntárias - ver êxodo 25:1) era a aliança de Deus com o seu povo, garantindo a presença Dele. Hoje, a nova aliança foi feita pelo sangue de Jesus que nos lava de todo mal. Hoje nós somos o templo de Deus. O Espírito Santo hoje habita em nós. A presença dele é real.

Nós somos sua morada.

Não podemos engolir ouro para que a morada o Espírito Santo esteja digna da presença dele. Mas hoje, a nossa oferta é a nossa vida. Negar a si mesmo (Mt. 16:24), deixar nossas vontades para procurar fazer a vontade do Pai em nós. Deixar que o Espírito Santo nos conduza até Cristo, é a oferta que temos hoje.

O coração voluntário. É isso que o Pai procura (Jo. 4:23). Reconhecer que Deus sabe o que é melhor para nós, descansar nele, fazer a vontade do Pai espontaneamente. 

é só se deixar disponível para que o Espírito Santo possa fazer todo o resto. Ele sabe exatamente o que fazer, e como fazer.

Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos. 

1 Crônicas 29:14