segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sou a carta de Cristo


Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.
Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. 
 2 Corítios 3: 2-6



Uma carta tem a por finalidade natural passar uma mensagem, e só é completa se alguém a ler. Nela, passamos recomendações, sentimentos, estratégias... 
 
Paulo, durante o seu ministério, escreveu muitas cartas às igrejas situadas em lugares diversos por onde ele passou. Em todas continham recomendações da parte do Espírito Santo para essas igrejas, algumas de ânimo, outras de exortação, conselhos e até mesmo desabafo de Paulo. Pelas cartas, Paulo chegava onde não podia, ou por estar preso, ou por estar em viagem à outro lugar.

Nesses versículos ele diz que a igreja que estava em Corínto era carta viva, testemunho vivo de Cristo, cuja história era escrita pelo Espírito Santo. Assim como eles também somos assim. Hoje não há mais as cartas enviadas ás igrejas espalhadas. Paulo já as escreveu, mas a vida continua. O Novo Testamento não se findou. Ele acontece todos os dias, o que está escrito são relatos dos primeiros anos. Cabe a nós continuar escrevendo. 

O livro de Atos ainda está sendo escrito. Nós agora somos os personagens de Atos. Nós somos os ministros de Deus, claro que nunca pela nossa capacidade, por cantar bem, dançar bem, ou falar bonito; mas da parte de Deus, pelo Espírito que nos capacita e que escreve diariamente suas cartas em nossos corações.

Ser carta de Cristo não é fácil. Imagina ter sua vida lida por qualquer pessoa? Quando me refiro a ‘vida lida’, não quero dizer aquilo que escrevemos no facebook, twitter, fotos no instagram, ou qualquer publicação em outras redes sociais, onde escrevemos somente aquilo que queremos compartilhar, por mais banal que seja. Sendo carta de Cristo, nossos momentos de alegria, de tristeza, de raiva (aqueles que nós mesmos não gostamos), atitudes, tudo está diante das pessoas que nos observam a todo o momento.

Que responsabilidade ser a carta de Cristo! Mas uma coisa primordial é que nada vem da nossa capacidade. Deus é tão bom que Ele mesmo capacita e escreve, nós somos apenas o canal para que sejamos ministros do Novo Testamento e cartas de Cristo lidas por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário